sábado, 13 de março de 2010

Ivan V da Rússia

Ivan V da Rússia.

João V Alekseyevich Romanov (em russo: Иван V Алексеевич) (1462 - 1505) foi um tsar do Império Russo e protetor da Igreja Apostólica (Ortodoxa Russa).

Na época de João V, Moscou era considerada a cidade sagrada da Ortodoxia, e a Rússia era concebida como a Santa Rússia. Constantinopla havia sucedido Roma. Depois de sua queda em 1453, foi marcado o fim do período reconhecido por Idade Média e assim se iniciou o período reconhecido por Idade Moderna. Porém ficou Moscou a ser a "terceira Roma" sucessora de Constantinopla.

Também devemos reconhecer o fato de que quando Constantinopla caiu, só havia uma nação capaz de assumir a liderança do cristianismo oriental, e essa naçao era a Rússia. Os russos diziam que o fato de Constantinopla ter caido era um desígnio divino, pois o fato ocorreu exatamente quando estavam se tornando um Império livre. Ou seja, Deus os estaria escolhendo para sucederem a Constantinopla. Um dos motivos para acharem que Deus os escolheria para ser a sucessora de Constantinopla era o fato de terem permanecido na fé ortodoxa, rejeitado a união de Florença. E, além disso, em 1472 o tsar russo João III se casou com Sofia, sobrinha do último imperador bizantino. Com a permissão do patriarca de Contantinopla, a Metropolita de Moscou recebeu em 1589 o título de Patriarca. A Igreja russa, embora aliada do trono, soube manter-se livre e protestar contra as ingerências imperiais.

Com Pedro, o grande, os conflitos chegaram ao auge. Em 1721 ele aboliu o Patriarcado e estabeleceu uma nova organização para a Igreja russa que foi inspirada nos sínodos protestantes da Alemanha. Também criou o "Colégio Espiritual do Santo Sínodo", atribuindo-se o título de "Juiz Supremo do Colégio Espiritual". Frequentemente ele assistia às reuniões do Sínodo através de um procurador que, na prática, era ministro da religião.

Precedido por
Teodoro III
Tsar da Rússia
1682–1696
Sucedido por
Pedro I

Nenhum comentário:

Postar um comentário